Parte do Nosso Ministério

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O MEU ISAQUE?

Entregar algo que nos é caro sempre foi difícil. Dar algo que, ao nosso entender, é tão bom, nos faz tão bem, nos enleva, nos alegra e saber que isso nunca mais será nosso é mais difícil ainda. Entregar então algo que é a nossa própria vida... quase impossível.

Certo dia Deus mesmo chegou para um amigo seu e lhe pediu algo: seu filho, Isaque. Nada mais do que a promessa de Deus para seu amigo Abraão era agora lhe pedido como sacrifício, algo a ser morto. Os dias, anos de alegria de Abraão ao ver Isaque crescendo, tomando forma, jeito de gente... os dias a brincar correndo atrás de ovelhas, a voz suave ao ouvido lhe chamando: “pai”... sonhos... um velho homem de alma rejuvenescida pela chegada de um filho... e agora a voz amiga lhe pedindo: Dá-me!!

Trevas... medo... tristeza.... solidão... angústias de um coração que vê o sonho se transformar em pesadelo...e lá vai ele... com outro sonho... o sonho da ressurreição.. vida que nasce da morte... presente que brota da entrega... esperança que brota da ausência dela mesma.

Bem, o final dessa história vocês conhecem bem... Mas, onde quero chegar afinal ? Repito propositadamente o primeiro parágrafo: Entregar algo que nos é caro sempre foi difícil. Dar algo que, ao nosso entender, é tão bom, nos faz tão bem, nos enleva, nos alegra e saber que isso nunca mais será nosso é mais difícil ainda. Entregar então algo que é a nossa própria vida... quase impossível.

Deus talvez esteja pedindo a muitos de nós o nosso Isaque... mas o que é o “nosso Isaque”?? Vou aventurar-me a uma aplicação livre do texto (não me chamem de herege, hehe), correrei com prazer esse risco.

Em primeiro lugar o nosso “Isaque” é tudo aquilo que é nascido da carne, como um filho... gerado do nosso interior, ganha forma e vida dentro de nós e depois brota... rompe nossas entranhas e nos faz ter a maravilhosa sensação do filho gerado. Como assim?? Não estou falando aqui de obras da carne, mas de frutos naturais de nossa existência humana, carnal, palpável, empírica.

Não quero interpretar Isaque como as obras da carne conhecidas, lascívia, prostituição, bebedices, etc... não, não é isso!! Isaque é aquilo em nós que é bom, que nos dá prazer, as vezes até mesmo vem de Deus (um dom, um talento), aquilo em nós que de vez em quando nos faz olhar e pensar: “nossa, como isso é bom em mim!!”; “como meu “filho”é bonito!”

Porque entregar o que é ruim, aquilo que nos consome de mal, aquilo que nos afronta a alma, que nos amargura... é fácil, difícil mesmo é entregar aquilo que nos é bom, aquilo que as pessoas mais admiram em nós e reconhecermos que isso não é nada, e mais uma vez volto a repetir:

Entregar algo que nos é caro sempre foi difícil. Dar algo que, ao nosso entender, é tão bom, nos faz tão bem, nos enleva, nos alegra e saber que isso nunca mais será nosso é mais difícil ainda. Entregar então algo que é a nossa própria vida... quase impossível.

Mas... por que estou escrevendo isso tudo?? Simples... Nunca seremos nada antes de entregarmos TUDO nas mãos daquele que é tudo em nós (ou pelo menos, deveria ser). Nossos talentos, nossos estudos, nosso conhecimento de nada valem se não estiverem no altar, prontos para serem sacrificados, pronto para serem dilacerados pelo cutelo da mão divina para que haja ressurreição neles... para que haja vida!!

Confesso estar um pouco cansado dos livros, do conhecimento, sem que isso resulte em vida... Este texto não é só para os outros... é para mim também... na tentativa de me instruir a colocar o meu Isaque sobre o lenho e deixar que fogo o consuma totalmente.

Mas... na história real Isaque não foi sacrificado, vocês podem estar perguntando. Exato... um cordeiro foi sacrificado no lugar dele...e o que isso tem a ver ??

Mudemos de cenário... ao invés do Monte Moriá caminhemos para o Monte do Calvário... ali um outro lenho é levantado e um outro cordeiro sacrificado. Fim dos sacrifícios?? Sim, mas começo da cruz, onde nos gloriaremos sempre.

Sacrificar o nosso Isaque hoje significa bem mais que leva-lo ao alto de um monte para ser sacrificado... antes, significa lançar sobre o crucificado aquilo que somos e experimentarmos a ressurreição que vem dele. Significa lançar sobre ele nossos dons, talentos, conhecimentos, tudo aquilo de que podemos nos gloriar... para que sejam mortos com ele...e ressuscitem com ele... novos, limpos, prontos para serem usados como instrumentos de louvor... sacrifícios de louvor... isso é entregar o Isaque... isso é “gloriar-se na cruz”.

Ao fazermos isso, sentiremos com certeza nova vida pululando em nossas atitudes, sentiremos que fazer a obra de Deus crescer é antes de tudo, crescer em Deus para fazer sua obra... é crucificarmos com Cristo não só nossos entraves, pois como já disse, isso é fácil... queremos nos livrar deles, mas difícil mesmo é lançar sobre a cruz (e sobre o crucificado) aquilo que é BOM em nós, aquilo de que poderíamos nos encher, pois acaba aí nossa glória, nosso engrandecimento tolo de acharmos que somos alguma coisa sem aquele que foi lançado perfeito sobre a cruz. “Sem mim, nada podeis fazer” disse ELE... que não queiramos ser tolos o suficiente para tentarmos fazer a obra DELE sem ELE.

Pra terminar...

Entregar algo que nos é caro sempre foi difícil. Dar algo que, ao nosso entender, é tão bom, nos faz tão bem, nos enleva, nos alegra e saber que isso nunca mais será nosso é mais difícil ainda. Entregar então algo que é a nossa própria vida... quase impossível.

Mas... para Deus não haverá impossíveis!!!

Que Deus nos dê graça,

José Barbosa Junior

11 comentários:

  1. A pergunta que não quer calar...
    Qual têm sido o nosso ISAQUE?
    TV,JOGOS,NAMORO,DINHEIRO
    Qual é o teu ISAQUE??
    O Senhor nos diz nesses dias, queremos crescer?
    Então entreguemos o que temos de mais importante e venhamos segui - lo.
    Você esta pronto a fazer isso?

    Onde você estiver lendo essa mensagem, em nome de JESUS pare agora e entregue ao PAI o seu ISAQUE agora mesmo e começe a sentir uma mudança sobrenatural
    Isso eu creio...

    ResponderExcluir
  2. Realmente entregar aquilo que consideramos de maior valor em nossa vida não é fácil. Considero Abraão como um servo incomparável. Pouquíssimos hoje em dia fariam o que ele fez. Em contrapartida ficou claro o tamanho da fidelidade e do amor de Deus para com aquele que o serve. É um caminho que ainda temos que trilhar e buscar alicerçar ainda mais a nossa fé para chegarmos a tal ponto de ousadia. Ele está pronto para nos honrar. A atitude de entregar o Isaque tem que ser nossa.

    ResponderExcluir
  3. Essa passagem me toca muito... em ver a confiança,fé e obediência de Abraão a Deus, entregar o seu único filho sendo presente de Deus. Cada um de nós tem um Isaque para entregar a Deus. "Onde está seu tesouro aí está o seu coração". O que Deus quer é q sejamos íntegros a Ele e depositamos tudo o que há em nós em Seu Coração.

    GABY

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos e irmãos,
    Quero ressaltar a passagem da Bíblia que a Gaby postou: “Onde está seu tesouro aí está o seu coração". Verdadeiramente, este é o Isaque de cada um de nós, que pode ser um carro, uma casa, um filho, pai, mãe, hábitos, vícios e até mesmo dons, ministérios... A final, qualquer coisa que está em primeiro lugar na vida, algo que está tomando o lugar de Deus. Isso é muito forte, mas ser crucificado com cristo é depositar tudo isso na cruz para podermos também ressuscitar juntamente com Ele e assim, representa-Lo como seus embaixadores na terra.
    Abraços. Cicero Siqueira.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A quase 6 anos atrás eu tinha um Isaque muito desejado,planejado e querido na minha vida,um filho VARÀO que eu desejava tanto."Nossa consegui,vou ter um filho homem"dizia eu,então com quase 6 meses de gestação(síndrome de help)e o médico diz:"vamos ter que interromper sua gravidez vc e seu bebê podem morrer,a prioridade é a vida da mãe".
    Senhor eu pedi tanto,eu desejei tanto,o que eu fiz,porque? Esse era o meu questionamento:pequei,errei?
    Abraão era reto perante o Senhor,porque,o que fez,pecou,errou?
    Mas como nos foi dito,Isaque não foi morto,um cordeiro foi sacrificado em seu lugar.Eu não morri um bebê morreu no meu lugar.
    Agora vou até Jó,tinha tudo,era obediente e temente a Deus,exemplo de servo,porque?pecou,errou?
    As coisas de Deus não são para ser questionadas e sim vividas,obedecidas.Hoje a vida de Abraão me ensina o confiar em Deus,assim como a vida de Jó,Abraão foi pai de multidões,Jó foi restituido com o melhor comparado ao que ele tinha antes,e eu?eu entou aquí escrevendo isso pra vcs,viva,forte e com outra filha que Deus me deu,saldável,forte,inteligente.Nào foi o filho varão que eu tanto queria mas Deus me ensinou que ELE É PODEROSO PARA FAZER INFINITAMENTE MAIS DAQUILO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS,aquela outra criança seria um menino que eu tanto desejava?sim,mas teria sequelas,seria deficiente,hoje a Eyshila é uma benção nas nossas vidas e eu aprendi a não colocar nada acima de Deus,nem os meus sonhos.
    Veja esse hino:
    "Eu abro mão dos meu sonhos,eu abro mão da minha vida
    Vou me gastar por inteiro,realizar Teus desejos
    Eu não quero nada em troca,me deixe fidar aos Teus pés
    cercado por muitos,amado por poucos
    é assim que me sinto,me deixe ficar aqui.
    Pois sei que Deus está sempre a me proteger
    meu choro cessará ao amanhecer
    eu sei que nada vai me afastar de Ti
    Cordeiro e o Leão
    meu tudo meu amor".

    ResponderExcluir
  7. "Quero Te conhecer, eu quero me envolver Senhor.
    A Tua voz quero ouvir.
    Quero me apaixonar, pra sempre contigo andar e crer. Crer em Jesus, meu Salvador.
    Quero Te amar Senhor, e Te sentir bem perto de mim. Senhor, te entrego meu viver".
    Lendo esses comentários, percebemos que verdadeiramente estamos nos tornando uma família. Só falamos de perdas com quem confiamos e amamos, porque ás vezes pensamos que perdas são sinais de fracassos e na verdade como a nossa amiga Patrícia citou, vários homens de Deus tiveram que perder algumas coisas para poderem alcançar as vitórias e conquistar lugares mais altos. Diante de tudo o que li nesses últimos capítulos, percebi com infinita alegria que o Senhor NUNCA nos deixa só. Quando Ló estava na Cidade de Sodoma e Gomorra, lá estava Deus manifestando misericórdia e amor tirando ele e sua família de lá. Quando Abraão estava oferecendo seu filho naquele altar, lá estava o Senhor mais uma vez manifestando seu amor e sua misericórdia, atendendo um clamor que não estava exposto em palavras, mas com certeza estava no coração de seu filho Abrão. Quando os doentes corriam atrás de Jesus, clamando pela cura, lá estava mais uma vez o nosso Senhor usando de amor e misericórdia por aqueles que clamavam. Quando estávamos nós, Ministério Toque de Vida, buscando tocar a face do Senhor com a nossa adoração, lá estava mais uma vez o nosso Deus com seu infinito amor e misericórdia dizendo: Estou com vocês, meus filhos. Que verdadeiramente possamos aprender a confiar e descansar no Amado das nossas almas, para que quando Ele vier nos pedir o nosso Isaque, possamos entregar à Ele com alegria em nossos corações, sendo obedientes em todas as suas ordenanças.

    Suely Macêdo

    ResponderExcluir
  8. "NO MONTE DO SENHOR SE PROVERÁ"

    Temos muitas coisas que colocamos à frente em nossa vida, que não conseguimos colocar nas mãos do Senhor. Ex: bens como uma casa, filhos, problemas na família, dinheiro, estudos, carreira, desejos... Tentamos resolver do nosso jeito, ou até mesmo esconder de Deus, por acharmos que aquilo tem um significado superior de garantia ou estabilidade em nossas vidas.
    O que nos têm resistido para segurarmos esses "Isaques" ainda em nossas mãos? O que nos tem feito querer entender tudo com o mero conhecimento humano?
    A resposta de Deus para nós é a mesma que foi dada a Abraão no monte, quando entregava seu Isaque ao Senhor: "Não estendas a tua mão sobre o moço", e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá." (Gênesis 22:12-14).

    É hora de entregar, pois Ele é Jeová Jireh, o Deus que provê em todo tempo!
    Basta você se entregar a Ele e seguir a Sua Palavra! Não há prazer maior que andar nos caminhos do Senhor, contemplando Sua face e colhendo as vitórias de todos os dias!

    A Ele a glória, hoje e para sempre!

    Tu és Jeová Jireh, Tu és Jeová Rafá
    Tu és Jeová Shalom, Tu és Jeová Shamah
    Tu és Jeová Nissí, Tu és Adonai, Tu és Elohim
    Mas o Teu olhar está sobre mim
    (Trecho da canção "Deus dos vales, Deus dos montes" - Eyshila)

    Sejam grandemente abençoados!
    Rita Ayala.

    ResponderExcluir
  9. A cada leitura feita, o Senhor tem me levado a refletir em várias situações... A exemplo do que ocorreu com ABRAÃO ao entregar seu único filho ISAQUE para ser sacrificado e em momento algum abrir sua boca para ao menos perguntar porquê ou para quê !! E quantas vezes em situações tão simples que nos requer um mínimo de sacrifício ... somos capazes de questionar e até mesmo recuar! Será que estaríamos preparados para oferecermos o nosso Isaque se o Senhor viesse a nos pedir?? O Ministério Toque no altar tem uma música com as seguintes frases;" Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro mão da minha vida por ti... abro mão dos prazeres e das minhas vontades.... " e se estas fossem as nossas ofertas de sacrifício a serem pedidas pelo SENHOR ... Será que estaríamos dispostos a abrirmos mão de sermos o tão sonhado servidor público para nos dedicarmos à obra DELE? Os planos de uma casa dos SONHOS?? UAU!!! QUE SÉRIO !!! Até doeu escrever!!! Muitas vezes o Isaque que o Senhor quer de nós, é um tempo maior com "ELE" para maior INTIMIDADE e as vezes não conseguimos ou não queremos... E aí qual é o teu ISAQUE??? Os meus, eu já descobri!!!

    Abraços... Marcos Macêdo

    ResponderExcluir
  10. Cada postagem colocada aqui já escrevi que têm sido uma benção e essa semana não poderia ser diferente. Ainda não sei exatamente onde Deus ira nos levar, porém tenho certeza que longe a lugares que ainda não pisamos. Parece que Deus quer nos preparar como equipe pois as postagens aqui têm sido algo de Deus onde não precisamos esperar por uma pessoa mais todos têm trazido conteudos ricos. Hoje estava no almoço quando recebi em meu celular a postagem do Marcos onde tudo me levava a uma reflexão mais as palavras "Muitas vezes o Isaque que o Senhor quer de nós, é um tempo maior com "ELE" para maior INTIMIDADE e as vezes não conseguimos ou não queremos... " foi uma confirmação de Deus. Tenho orado pedindo a Deus a confirmação sobre uma direção que tinha vindo em meu coração e Hoje Ele confirmou através das palavras do Marcos (Deus continue te abençoando meu irmão).Verdadeiramente Deus quer de nós tempo, intimidade....
    Eis - me aqui Senhor

    Ass: Marcus Vinícius

    ResponderExcluir
  11. Hoje quero falar de uma experiência que tive com Deus em meu momento de leitura bíblica.

    Um dia desses comentei com a Patrícia que às vezes, em sonho, Deus me dava algumas canções, porém quando eu acordava não me lembrava mais. Certo dia eu estava lendo o salmo 23, já era mais de meia noite, e derrepente me veio uma canção, me lembrei do que a Patrícia me disse:
    - Grave todas as melodias que Deus te der.
    Então me levantei e fui para o teclado, comecei a cantar a melodia e grava-la.
    Sei que Deus me chamou para esse ministério, essa é mais uma prova disso.
    Agradeço a Deus por me usar em seu propósito.

    Deixo aqui para vocês a letra da canção

    Como ovelha perdida eu andei
    tão longe do meu bom pastor
    e quando pelo vale eu passei pude ver
    que ao meu lado meu pastor estava

    Junto as águas me faz repousar
    conforta minh'alma
    e quando pelo vale eu passar
    não temerei mal algum
    pois estás comigo.

    Maykon

    Toda honra e toda glória seja ao nosso Deus!!!!!

    ResponderExcluir