Parte do Nosso Ministério

quarta-feira, 23 de março de 2011

ESTILO MUSICAL

Por toda a Historia da Igreja, os grandes teólogos têm colocado a verdade de Deus no estilo musical de seus dias.
A música de "Castelo Forte", hino composto por Matinho Lutero, é emprestada de uma canção popular cantada nos bares de sua época (hoje Lutero provavelmente estaria usando músicas de um karaokê, essa eu descobri Marcão me preparando para dar aula sobre o Lutero para 6ª série). Charles Wesley usava as canções populares das tavernas e das casas de ópera da Inglaterra. John Calvino contratou 2 músicos seculares para colocar sua teologia em música. A rainha da Inglaterra estava tão aborrecida com essas "canções vulgares" que se referia agressivamente a elas como as "cantarolas de Genebra" de Calvino!
As canções que consideramos clássico-sagradas já foram criticadas, assim como a música cristã contemporânea. Quando "Noite Feliz" foi publicada, George Weber, diretor musical da catedral de Maniz, a chamou de vulgar, vazia de religiosidade e de sentimentos cristãos. Charles Spurgeon, o grande pastor inglês, detestava as canções contemporâneas de seus dias, as mesmas que hoje reverenciamos.
 A música é a principal comunicadora de valores para as gerações novas. Se não usarmos a música contemporânea para espalharmos os valores de Deus, satanás vai ter acesso ilimitado a uma geração inteira. A música possui uma força que não pode ser ignorada.
A maneira que nós adoramos está intimamente ligada com a forma que Deus nos fez. A adoração é a sua expressão pessoal de amor a Deus.
A música gerencia o culto. Devemos usar o nosso alvo para determinar o nosso estilo.

Diaconisa Grazi CBF Amaral da igreja Vida & Plenitude



Nenhum comentário:

Postar um comentário